contato@clinicaaltikes.com.br

EXAMES

Elastografia Hepática por Fibroscan

A Elastografia Hepática, realizada pelo aparelho do Fibroscan, é um exame avançado e não invasivo utilizado para medir a rigidez hepática, e detectar a presença de fibrose no fígado e possíveis danos causados por doenças crônicas, como a esteatose (excesso de gordura hepática) e as hepatites virais (Hepatite B e Hepatite C). Além disso, através de uma ferramenta chamada CAP, o Fibroscan consegue quantificar o nível de gordura hepática.

O Fibroscan é um aparelho de ultrassom indolor e preciso, que possibilita o diagnóstico em poucos minutos. Por não precisar de agulhas ou cortes, pode também ser usado como alternativa à biópsia clássica, na qual se faz necessário colher células do fígado.

Cabe salientar que o aparelho já foi avaliado para o diagnóstico de diversas doenças hepáticas, e vários estudos comprovaram uma boa reprodutibilidade dos resultados, com concordância de 96% a 98% intraobservador, e de 89% a 98% interobservador.

Calprotectina Fecal

A dosagem de Calprotectina Fecal é um exame com boa acurácia para identificação de inflamação no intestino, e pode ser útil no diagnóstico da Doença Inflamatória Intestinal (Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa) e para avaliar a resposta ao tratamento, ou seja, para verificar se a doença está em fase ativa ou em remissão.

O exame também pode ser usado para diferenciar a Síndrome do Intestino Irritável da Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa, uma vez que raramente a Calprotectina Fecal está aumentada para os quadros da Síndrome do Intestino Irritável.

Endereço:

Avenida Angélica, 2503