A Gastroenterologia é a especialidade da Medicina que se ocupa do estudo da estrutura, função, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo.
Os tratamentos são destinados a patologias como a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE), Doença Inflamatória Intestinal, Síndrome do Intestino Irritável, entre outras. Os principais sintomas associados às doenças do aparelho digestivo são a queimação epigástrica e/ou retroesternal ou azia, dor abdominal e alteração do hábito intestinal como constipação ou diarreia.
A Hepatologia é uma subespecialidade da Gastroenterologia, que tem como finalidade estudar o fígado e diagnosticar e tratar clinicamente doenças e condições médicas que acometem o fígado.
Por vezes, as doenças hepáticas são doenças silenciosas e, por isso, nem sempre apresentam sintomas. São elas:
- Cirrose;
- Doença hepática alcoólica;
- Esteatohepatite não alcoólica;
- Esteatose hepática;
- Hemocromatose;
- Hepatite autoimune;
- Hepatites virais (por exemplo hepatites B e C); entre outras.
O hematologista é responsável por estudar, pesquisar e tratar as doenças relacionadas ao sangue e órgãos hematopoiéticos, como linfonodos, baço e medula óssea. Faz parte do gabarito do hematologista cuidar de condições como tromboses, anemias e doenças oncológicas do sangue, como leucemias e linfomas. O transplante de medula óssea é também uma terapêutica indicada e realizada pelo hematologista.
O paciente deve procurar pela avaliação do hematologista quando apresentar alterações como manchas roxas pelo corpo, sangramentos, inchaço dos gânglios no pescoço, axila e virilha, infecções de repetição ou quando houver alterações no exame de sangue (hemograma) de rotina.
A Nutrição é a ciência que visa a estudar o papel da alimentação e dos nutrientes dentro do organismo humano, ou seja, dedica-se a compreender a relação entre os indivíduos e os alimentos. Essa especialidade se ocupa das necessidades nutricionais do nosso corpo para o seu pleno funcionamento.
O nutricionista consegue intervir com efeitos terapêuticos, para o controle de doenças já estabelecidas ou de forma preventiva, seja por meio do controle do peso ou pela suplementação de nutrientes.
Durante a consulta, o especialista poderá realizar uma avaliação nutricional, além de prestar orientação para planos alimentares e acompanhamento para doenças gastrointestinais, intolerâncias e alergias alimentares, obesidade, hipertensão, entre outros.
A Neurologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o sistema nervoso. A área aborda casos de diferentes graus de complexidade, que vão desde os distúrbios do sono e dores de cabeça até doenças graves, como Alzheimer, Doença de Parkinson e Esclerose Múltipla.
Os neurologistas também podem atuar em conjunto com outras especialidades médicas, de forma a auxiliar e complementar o tratamento.
Clínica Geral é a especialidade mais ampla da Medicina e tem como principal pilar a prevenção de doenças e o tratamento das mais prevalentes, como hipertensão e diabetes. Em geral, o primeiro contato do paciente, por exemplo, com sintoma de dor, é com o clínico geral, que realizará o diagnóstico, dará início a um tratamento ou o encaminhará para uma segunda especialidade médica para avaliação.